Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Dieta detox pós-Páscoa promete eliminar três quilos em uma semana

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 07h00Atualizada em 23/04/2014 11h51

Quem exagerou nos ovos de Páscoa deve ficar esperto. É que de acordo com a nutricionista do Spa Longevity Sisley, Elaine Fontes, é possível engordar até quatro quilos no feriado. "Depende do metabolismo da pessoa, tem gente que ganha menos, mas se a ingestão de chocolate for feita em exagero, o risco de engordar é grande", explica Fontes. Para eliminar, em média, de dois a três quilos em uma semana, Fontes elaborou uma dieta desintoxicante pós-Páscoa.

O cardápio é focado em alimentos funcionais e antioxidantes que ajudam a desinchar o corpo, como sopas, sucos e chás. O glúten é parcialmente restrito durante este período e muitos alimentos inclusos, como a canela e a chia, ajudam a ativar o metabolismo. "Também é importante respeitar o horário das refeições, pois isso também faz com que o metabolismo fique mais acelerado", destaca Fontes.

As oleaginosas também são permitidas, pois contribuem para a melhora da imunidade. "Quando o paciente come errado, a imunidade dele fica muito baixa, o que facilita que ele fique doente ou resfriado", afirma Fontes.

Os pratos do cardápio também apostam em aumentar a sensação de saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. "Sendo assim há carboidratos com baixo índice glicêmico, que contribuem para que a pessoa se sinta saciada, e alimentos funcionais ricos em fibras", conta Fontes.

No entanto, Fontes afirma que a pessoa não deve seguir esta dieta por mais de sete dias. "O foco desse cardápio é emagrecer rapidamente, portanto, depois de uma semana é preciso retornar para uma alimentação saudável normalmente", ensina.

Para potencializar a queima calórica, Fontes afirma que as atividades físicas são boas opções e estão liberadas na dieta. A dica do diretor técnico da Bio Ritmo, Saturno de Souza, é buscar alguma atividade física que seja prazerosa para criar o hábito. "Geralmente as pessoas pensam em queima calórica, quais músculos trabalha, mas o principal para tornar a prática de exercícios um hábito é pensar no conforto psicológico. O aluno deve optar pela atividade que dá prazer, para depois realizar outras atividades que também são importantes, mas que ele não gosta muito", destaca Souza.

É preciso ter cuidado para não fazer atividades em excesso, pois o risco de aparecer lesões é grande e fará com que o aluno fique ainda mais tempo parado. "Uma pessoa sedentária que fizer uma caminhada de 20 minutos já vai sentir ganhos cardiovasculares. É importante também sempre procurar acompanhamento de um profissional de Educação Física", orienta Souza.

Veja o cardápio da dieta: