Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Paulista terá megacaminhada contra o sedentarismo neste domingo

Do UOL, em São Paulo

04/04/2014 11h43

No Dia Mundial da Atividade Física e a 65 dias para o início da Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste domingo (6) a caminhada Agita Mundo, na região da avenida Paulista.

Com o tema “Atividade Física: Um gol de placa, um gol de saúde” e expectativa de reunir aproximadamente 12 mil pessoas, a caminhada tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e incentivar a prática de qualquer exercício físico diário.

Gratuito e sem caráter competitivo, a saída acontecerá às 9h, atrás do Masp, com concentração a partir das 8h30. Com trajeto aproximado de 3km, a caminhada passará pela rua Peixoto Gomide, Alameda Santos, ruas Pamplona e Caconde, terminando no pátio da Assembleia Legislativa.

“A caminhada é um excelente exemplo para alertar à população sobre a importância da atividade física para manter a saúde em dia, evitando problemas ligados aos sedentarismo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip

Realizado em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e mais 350 instituições parceiras do Programa Agita São Paulo, o evento também tem como objetivo estimular os participantes a acumularem 30 minutos de atividades físicas diárias (60 minutos no caso das crianças), cinco dias por semana, conforme orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nossa meta é fazer com que cada participante caminhe meia hora neste domingo e torne isso um hábito logo nos dias seguintes. Não é para caminhar, ir embora para casa e ponto final”, explica Timóteo Leandro de Araújo, pesquisador do Celafiscs.

Serão distribuídos kits com squezze, camisetas, balões e hidratação aos 3 mil primeiros participantes. Após a caminhada, ainda haverá atividades de dança no pátio da Assembleia Legislativa.

O movimento acontece também em outros 20 países espalhados pelos continentes da América, África, Ásia, Europa e Oceania, a exemplo da África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Espanha e Japão.

Programa

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, conhecido originalmente como Agita São Paulo. Desde 2002, foi adotado pela OMS como referência em ação de promoção da saúde. No mesmo ano, São Paulo passou a ser o único estado com a data oficial no seu calendário.

A OMS aponta o comportamento sedentário como responsável pela morte de cerca de 5,3 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

Trocar o estilo de vida sedentário pode ser decisivo para alcançar bons resultados no controle da doença. A prática de 30 minutos diários de atividade física, podendo dividi-la em três etapas de 10 minutos ao longo do dia, é uma alternativa. Outras importantes ações são diminuir o açúcar nas refeições, realizar a aferição da pressão regularmente e controlar o estresse.