Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Modelo perde 3 quilos em 15 dias com programa de emagrecimento para a SPFW

Fabiane Massola excluiu as frutas para seguir o programa de treinos e dieta e conseguiu emagrecer 3 quilos - Arquivo Pessoal
Fabiane Massola excluiu as frutas para seguir o programa de treinos e dieta e conseguiu emagrecer 3 quilos Imagem: Arquivo Pessoal

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

04/04/2014 07h00

Como trabalham com o corpo, modelos e atores costumam sofrer uma pressão constante para estar sempre na melhor forma possível. Mas quando surge um papel ou uma oportunidade de trabalho, muitos se utilizam de métodos malucos para emagrecer. A modelo Fabiane Massola, 16, por exemplo, não fazia lanches intermediários entre as refeições e ficava muito tempo sem comer. "Comia bem no café da manhã, mas depois ficava sem comer o resto do dia, só almoçava e depois jantava", relembra.

Para se preparar para a SPFW (São Paulo Fashion Week), Massola aderiu ao programa "Celebrities Building", disponível na academia D-Tox Gym, e emagreceu três quilos em 15 dias. "Gostei dos resultados e a mudança foi visível no tônus muscular dos braços e das pernas. Eles ficaram mais definidos", comemora a modelo que já desfilou pela Triton e ainda vai aparecer em outras marcas que participam do evento.

A personal trainer e diretora da D-Tox Gym Bianca Bertotti explicou que o programa foi adaptado para as modelos, já que o método costuma ter duração de dois a três meses. Para esse público, o foco foi reduzir o percentual de gordura. "Os modelos que avaliamos se encaixam nos falsos magros, pois apesar de serem visivelmente esbeltos, têm uma quantidade de gordura elevada no corpo", conta.

Para alcançar o resultado esperado, a modelo frequentou a academia todos os dias, exceto aos domingos. "Quem quer um resultado rápido precisa treinar todos os dias. Como o programa tem uma duração de tempo limitado, os professores mesclam as atividades. Têm dias só com atividades aeróbicas, outros só de musculação e outros com os dois exercícios", adianta Bertotti. A personal trainer ainda recomendava que aos domingos fosse realizada alguma atividade aeróbica, como caminhada e corrida.

Apesar de ter se dedicado muito nos treinos na academia, Massola não ficava horas no local. "Ficava geralmente uma hora, pois corria 20 minutos na esteira com inclinação, fazia musculação cerca de 20 minutos e depois voltava novamente para a esteira", conta.

De acordo com Bertotti, as meninas trabalharam mais para diminuir bumbum e quadril, além de delinear a cintura e ficar com o abdome mais sequinho. "Para isso, o foco dos treinos foi mais nas pernas, abdome e bumbum, além do tríceps e das costas, fundamental para melhorar a postura na passarela", revela.

Já os modelos masculinos que fizeram o treinamento precisaram dar uma secada, principalmente nos braços. "Precisamos diminuir o volume dos braços e o tronco de vários meninos, pois o foco deles precisa ser definir e não crescer. Quando o modelo está mais definido, a musculatura aparece melhor", explica a diretora da D-Tox Gym.

Sem frutas

Bertotti conta que também foi difícil tirar da cabeça, principalmente das meninas, a ideia de que elas deveriam comer muitas frutas. "Elas comiam em excesso e fruta engorda. O foco da alimentação durante o programa foi nas proteínas, e comer os carboidratos nos horários corretos, pois para quem quer emagrecer com rapidez o carboidrato é muito importante", avisa. Para Massola, tirar as frutas da alimentação foi a parte mais difícil da dieta. "Depois do treinamento pretendo voltar com elas, só que não de forma tão intensa como antes", pondera.

Os pães e derivados de leite, mesmo os mais saudáveis como ricota e cottage, também foram excluídos do cardápio. "Só é permitido bolacha de arroz integral e vários legumes, como beterraba, cenoura, milho e ervilha também não podiam fazer parte do cardápio", afirma Bertotti.

Outra orientação passada aos modelos foi manter sempre lanchinhos na bolsa. "Eles fazem muito casting para conseguirem trabalhos, então é interessante manter uma barrinha de proteína com pouco carboidrato na bolsa, pois é um lanche fácil e nutritivo", conta.

O "Celebrities Building" também pode ser feito por pessoas que não estão no meio artístico, mas para isso é preciso ser focado. "O programa não é nada light, portanto para dar certo é preciso ter muita força de vontade, objetivo e foco, pois não dá para ficar arranjando desculpa para não treinar e se alimentar corretamente", revela Bertotti. O custo do acompanhamento é de R$ 500 reais por mês.