Topo

Para emagrecer, o que importa é o que você come de segunda a sexta-feira

Do UOL, em São Paulo

07/02/2014 07h00Atualizada em 16/06/2015 17h06

Uma pesquisa realizada na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que a maioria das pessoas perde peso de segunda a sexta e engorda aos fins de semana. Mas, segundo os pesquisadores, o que separa os magros dos gordos não é o quanto cada um engorda no sábado e no domingo, e sim o quanto emagrece de segunda a sexta.

Para observar o impacto do ciclo de peso durante os sete dias da semana, 80 adultos, na faixa etária de 25 a 62 anos, participaram do estudo. Todos foram classificados de acordo com as mudanças na balança: o grupo dos que perdiam mais, os que ganhavam mais peso e os que conseguiam mantê-lo estável.

Os participantes se pesavam logo ao acordar e antes de tomar café da manhã. Somente as medições que foram tomadas ao longo de sete dias consecutivos foram incluídas na análise. O principal objetivo do estudo foi observar se a flutuação do peso dependia do dia da semana.

Os padrões de peso semanal foram analisados nos três grupos e o resultado revelou um padrão: todos os participantes engordavam no fim de semana e emagreciam durante a semana, atingido o menor peso na sexta-feira.  O estudo não avaliou a quantidade e o tipo de alimento que cada participante consumia.

Os pesquisadores encontraram uma diferença entre o grupo que perdia peso mais facilmente e os que engordavam. Os mais magros conseguiam fazer uma compensação, ou seja, logo após o fim de semana eles voltavam à linha e começavam a emagrecer até sexta-feira. Já os mais gordinhos oscilavam mais durante a semana e não tinham nenhuma diminuição clara de peso de segunda a sexta.

Os cientistas consideram as variações de peso no fim de semana normais, pois é nesse período que as pessoas têm mais tempo de sair e comer. De acordo com Brian Wansink, um dos autores da pesquisa, alguns exageros de vez em quando não fazem mal, mas para a perda de peso ser bem sucedida é importante manter a linha durante a semana.