Topo

Ricos em fibras, produtos da dieta Dukan chegam ao Brasil

A nova linha de produtos é composta por farelo de aveia, barras e biscoitos. Todos sem adição de açúcar - Divulgação
A nova linha de produtos é composta por farelo de aveia, barras e biscoitos. Todos sem adição de açúcar Imagem: Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 07h00

Um dos grandes desafios para quem segue uma dieta é encontrar alimentos prontos com os ingredientes que são permitidos no cardápio. Com o objetivo de ajudar os adeptos da "dieta da princesa", também conhecida como dieta Dukan, seu criador, o médico Pierre Dukan, lançou uma nova linha de produtos com farelo de aveia. Segundo nutricionistas ouvidos pelo UOL Dieta e Boa Forma, o maior consumo de fibras, presentes no farelo, é recomendado para quem quer emagrecer, independente se a pessoa segue ou não o polêmico regime.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, a recomendação de consumo de fibras é de 25 a 30 gramas ao dia, sendo que a maioria dos brasileiros ingere em torno de 10 gramas por dia. "O farelo de aveia é rico em um tipo de fibra chamado betaglucana, que tem capacidade de absorver água e se gelatinizar, dando a sensação de saciedade. Ele também auxilia no controle das taxas de glicemia no sangue, colesterol e melhora o funcionamento do intestino", lista Morais.

A nova linha de produtos é composta por barras de farelo de aveia, sabor mel e cacau com avelã, biscoitos de farelo de aveia, sabor avelã, coco e chocolate, e o farelo de aveia, item que pode ser usado em receitas e é indispensável para quem segue o método Dukan. Todos os produtos não contém adição de açúcar.

"Analisando a tabela nutricional é possível ver que essas barras e biscoitos têm muito mais fibras do que a maioria dos que eu vejo por ai. Além disso, é um alimento que tem baixa caloria, portanto ele pode ser usado para quem quer perder peso", explica o nutricionista Gabriel Cairo Nunes.

No entanto, pessoas celíacas ou com alergia ao glúten não podem consumir os produtos, que estão à venda no site da loja Dieta Dukan Online. Já quem segue a dieta deve prestar atenção na quantidade recomendada do consumo desses produtos.

De acordo com o site, as barras de farelo de aveia e os biscoitos não são permitidos para quem acabou de iniciar a dieta e ainda está na fase de ataque. Quem está na fase cruzeiro pode consumir uma barrinha por dia e comer oito biscoitos. Já quem está na fase de consolidação pode comer duas barrinhas e consumir 12 biscoitos ao dia.

Mesmo com produtos considerados saudáveis, Nunes também alerta para a necessidade de um acompanhamento nutricional para que a dieta não traga danos à saúde. “Não sou a favor de nenhuma dieta sem orientação de um nutricionista, pois ela pode trazer danos irreversíveis à saúde e até levar a morte”, finaliza.