Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Para atriz da próxima novela das seis, segredo para manter a forma é 'ouvir' o corpo

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

24/06/2013 07h00

Para Karine Carvalho, escalada para "Joia Rara", a próxima novela das seis da Globo com estreia prevista para o início de setembro, é possível manter a forma apenas "ouvindo" como o organismo reage aos alimentos que a gente consome.

"O corpo dá o ‘feedback’, mas as pessoas não percebem. Se eu tomo três copos de cerveja, por exemplo, eu sinto uma queimação, mas já se eu tomo vinho tinto não sinto isso", explica a atriz, que foi estrela da novela "Chiquititas". Ela procura excluir do cardápio todos os alimentos que não são bem aceitos pelo seu organismo.

Dessa forma, a atriz, que mede 1,62 m de altura e pesa 50 quilos, nunca teve problemas com a balança. "Tenho uma educação alimentar e evito gorduras, frituras e doces, mas claro que no fim de semana eu como um sorvete ou bolo quando tenho vontade, mas nunca em grandes quantidades", indica.

No café da manhã, Karine come uma tapioca e evita pães. "A tapioca vem da mandioca e é um alimento bem nutritivo, já os pães não tem um bom efeito no meu corpo", conta. Ela também costuma tomar suco e café preto. "Tomo uma xícara tamanho família, sem leite nem nada. Evito leite e só consumo dois derivados: o queijo branco e o iogurte", revela.

Os legumes, saladas e proteínas, como frango e peixe estão mais do que liberadas no dia a dia de Karine. No almoço, ela costuma variar bem os pratos e gosta de comer arroz integral, lentilha, feijão e tudo sempre acompanhado de um grelhado. Como ficou 17 anos sem comer carne vermelha, Karine voltou com a proteína para o prato, mas apenas uma vez por semana. "Meu organismo fica mais lento quando eu como, mas sei que tem nutrientes nesse alimento que você não acha em nenhum outro", justifica.

A noite ela costuma tomar sopas ou repetir o almoço, mas sempre retirando o carboidrato. Para manter o metabolismo acelerado, a atriz come de três em três horas e nos lanches intermediários sempre tem a mão uma fruta, barrinha de cereal e iogurte com granola.

Endorfina

A academia faz parte da rotina de Karine desde os 14 anos de idade. "Já malhava e fazia natação. A endorfina despertou cedo em mim e daí você sente satisfação e alegria de se exercitar", explica. Os treinos de musculação são realizados de duas a três vezes por semana desde o ano passado. "Com o passar do tempo, a pele produz menos colágeno, então comecei a ver os resultados da musculação e me empolguei", afirma.

Com um treino, elaborado pela personal trainer Katina Kessner, para aumentar o tônus muscular, em dois meses Karine já ficou com o bumbum mais durinho e faz muitos exercícios para os membros inferiores. "Também não faço uso de nenhum tipo de suplementação para as atividades", destaca.

Além da musculação, Karine é adepta da ioga desde 2000 e costuma fazer os exercícios todos os dias. "No começo é difícil acompanhar a aula, mas depois que eu aprendi me apaixonei, pois a ioga trabalha o corpo e a mente. É a única hora do dia que eu paro para ouvir minha própria respiração", confessa a atriz, que sempre faz os exercícios antes dos trabalhos.

A atriz também gosta de fazer atividades na natureza, pois as considera mais prazerosas. "Correr na rua ou na areia fofa é muito melhor do que estar num ambiente fechado, na esteira, por exemplo. Quando tenho um dia corrido e não consigo ir pra academia sempre faço alguma atividade aeróbica ao ar livre", revela.