Topo

Pessoas ativas fisicamente têm melhores níveis de atenção, diz estudo

Do UOL

Em São Paulo

12/04/2013 07h00

Novas evidências científicas confirmam o famoso ditado "Mens sana in corpore sano". Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, demonstraram que pessoas que praticam esportes regularmente têm uma performance cognitiva melhor, ou seja, assimilam informações com mais facilidade, do que pessoas que estão fora de forma.

O estudo avaliou, especificamente, a capacidade de reagir com mais ou menos rapidez diante de estímulos externos repentinos enquanto se realiza alguma tarefa monótona. Os resultados foram publicados no periódico PLoS ONE.

Os pesquisadores contaram com 28 jovens do sexo masculino. Desses, 14 eram estudantes da universidade, tinham de 17 a 23 anos e apresentavam uma baixa aptidão física. Os outros 14 tinham entre 18 e 29 anos e praticavam esportes com frequência (11 pertenciam à Federação de Ciclismo da Andaluzia e outros três eram estudantes da Faculdade de Educação Física).

De acordo com trabalhos anteriores, a atividade física regular promove uma melhora no funcionamento do sistema nervoso autônomo. Isso foi comprovado no estudo espanhol. No entanto, os pesquisadores avisam que são necessárias mais pesquisas para confirmar os resultados.

A equipe atualmente está recrutando grupos de populações diferentes e pretende adotar técnicas como eletroencefalograma para conseguir resultados mais precisos.