Topo

Sprite terá adoçante natural e 30% menos calorias no Reino Unido

Do UOL

Em São Paulo

07/03/2013 11h10

O refrigerante Sprite comum vendido no Reino Unido (não a versão diet) passará a ter 30% menos calorias, graças à adição de estévia, um adoçante natural, à fórmula. É o segundo país a adotar a novidade - o primeiro foi a França, no ano passado. Ainda não há informações de que a mudança também ocorrerá no Sprite vendido nos EUA ou no Brasil.

A alteração faz parte de uma série de medidas que a Coca-Cola, empresa que produz a bebida, tem tomado para responder às pressões do governo para combater a obesidade. Recentemente, uma campanha publicitária foi lançada para conscientizar as pessoas das calorias do refrigerante e mostrar como os valores têm sido reduzidos em diversos produtos ao longo dos anos.
A estévia é feita de uma planta (Stevia rebaudiana) nativa da América do Sul e usada há séculos como adoçante. Bastante consumida por quem dá preferência a produtos naturais, ela é cerca de 300 vezes mais doce que o açúcar de cana, mas é conhecida por deixar um sabor residual nos alimentos e bebidas. 
Por outro lado, a estévia não é alvo de críticas, como ocorre com o aspartame e o ciclamato, frequentemente associados a problemas de saúde. Ainda que as autoridades sanitárias garantam que apenas doses elevadas de edulcorantes artificiais façam mal ao organismo, esses produtos são sempre tema de correntes na internet e são contraindicados por muitos médicos e nutricionistas.
A Coca-Cola já adiciona a estévia à fórmula de outros produtos comercializados pelo mundo, como sucos e chás. No Brasil, o adoçante é usado somente no suco Laranja Caseira, segundo a assessoria de imprensa.