Topo

Para manter a forma, chef do programa do Amaury Jr. frequenta academia todo dia

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 07h00

Quem ainda acha que os chefs de cozinha normalmente são pessoas acima do peso não conhecem Heaven Delhaye. Com receitas no programa "Se Liga Brasil" e "Amaury Jr.", a profissional de 28 anos chama atenção pela boa forma que exibe durante a preparação dos pratos. Para ela, o segredo é cuidar da alimentação, mesmo quando se têm um biotipo bom, como o dela.

Atualmente a chef toma cuidado com carboidratos, doces e frituras. "Sou chocólatra, então quando tenho vontade de comer eu como, mas sem exageros", ensina. Já alimentos mais leves, como saladas, ela se permite comer à vontade.

Heaven confessa que não é a pessoa mais regrada no mundo no quesito alimentação, especialmente nos momentos de diversão. "Eu gosto de comer, de cozinhar para os amigos. Quando recebo as pessoas, faço questão de que elas digam o que desejam, pois é um prazer cozinhar para os outros e ouvir as opiniões", explica a chef, que não deixa faltar vinho nessas reuniões.

Heaven ensina receita de panqueca com aveia, clara de ovo e banana

  • Ingredientes:
    4 Claras
    1 Colher de chá de canela
    5 Gotas de adoçante
    5 Colher de sopa de aveia em flocos
    1 Banana prata cortada em rodelas

    Modo de preparo:
    Coloque as claras, a canela, o adoçante e a aveia no liquidificador e bata bem. Em seguida coloque a mistura em uma frigideira e, por cima, as bananas, deixando dourar bem de um lado e do outro.

No dia a dia, mesmo não gostando de fazer comida só para si, a chef prepara alimentos saudáveis. No café da manhã, Heaven costuma comer iogurte com granola, banana e uva passa. "Às vezes também opto por um sanduíche de queijo branco com geleia e cream cheese, ou um de rosbife", conta. Outro lanche saudável apreciado por ela é panqueca com aveia, clara de ovo e banana.

No almoço, Heaven costuma comer carnes, ovos, feijão, salada e legumes, mas evita o arroz. "Toda vez que eu tenho que comer carboidratos eu opto pelos integrais", explica a chef, que só come pão integral com grãos diversos. Na parte da noite, ela sempre opta por uma salada e proteína. "Adoro fazer um ceviche e sashimi", confessa.

O gosto por alimentos mais saudáveis é oriundo da família da chef. "Meus pais são adeptos da dieta mediterrânea, então são alimentos que fazem bem ao corpo. Pra se ter uma ideia, aos 10 anos eu nunca tinha nem provado refrigerante", afirma. Heaven não é fã da bebida e sempre a evita para não ficar com celulite.

Treino para descansar

Hiperativa, Heaven encontrou na atividade física uma forma de dormir melhor. "Eu sempre malho depois que saio do trabalho, fico 1h30 na academia e depois consigo dormir tranquilamente", confessa. A chef comparece aos treinos todos os dias da semana.

Sem um personal trainer fixo, ela tem como objetivo obter mais definição nos glúteos e abdome e aumentar um pouco os músculos da perna. "Meu foco é a hipertrofia mesmo, acaba que eu nem faço exercício aeróbico", explica Heaven, que corria quando tinha mais tempo.

A chef malha desde os 20 anos de idade e já chegou a usar suplementos para ajudar a conquistar seus objetivos, mas hoje opta por apenas tomar vitamina E e ômega 3.