Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Aplicativos para smartphone e tablets funcionam como personal trainer virtual

Por Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

01/03/2013 07h00

Companheiro inseparável de grande parte dos brasileiros (há mais de 250 milhões de aparelhos no país), o celular também pode ajudar na hora de entrar em forma. Vários aplicativos para smartphone e tablets oferecem treinos detalhados, com vídeos, áudio e texto, além de permitir gerenciar com facilidade o seu histórico de atividades físicas, graças a recursos como o sistema de GPS do aparelho, que armazena automaticamente informações como velocidade e até o trajeto realizado em uma corrida, por exemplo. Eles funcionam como uma espécie de “personal trainer virtual” ou como um complemento para a academia.

Antes de começar malhar com o apoio desses programas, porém, é preciso tomar alguns cuidados, para não sofrer lesões ou mesmo ter problemas sérios de saúde. “É indispensável passar por uma avaliação médica”, destaca o especialista Osvaldo Luiz Ferraz, professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP.  Segundo ele, um bom clínico pedirá alguns exames e fará uma análise (cardiológica, ortopédica e geral), verificando se há alguma restrição à atividade física.

Ferraz vê pontos positivos no uso dos aplicativos. “Nem sempre conseguimos memorizar toda a série de exercícios e sua sequência. Na ausência do profissional, os vídeos podem lembrar o aluno das dicas posturais mais importantes”, explica. É importante lembrar que, para a aprendizagem inicial, a execução com a supervisão do profissional de educação física garante que o aluno tenha uma percepção corporal da realização dos exercícios mais adequada.

Avaliamos quatro opções de aplicativos (três deles gratuitos), que podem ajudá-lo a perder peso, definir a musculatura ou mesmo estar preparado para encarar uma corrida. Confira:

Nike Training Club

Ter um personal trainer sempre com você. Esse é o mote do Nike Training Club, aplicativo em inglês com interface elegante e que tem como alvo o público feminino.

O primeiro passo é selecionar seu objetivo, que pode ser ficar mais forte, emagrecer ou definir seus músculos. Em seguida, é hora de apontar o nível de conhecimento em matéria de exercícios. Com base nessas informações, ele oferece opções de treinos, informando a duração, pesos e aparelhos necessários.

As dicas são acompanhadas por textos, fotos e vídeos feitos em vários ângulos, o que facilita a realização correta do movimento. Também há comandos e informações por voz que funcionam sem problemas em conjunto com o tocador de música do aplicativo. Sempre que há alguma informação por áudio, o player baixa o volume da canção.

Conforme a pessoa realiza os exercícios e avança em seus treinos, o aplicativo desbloqueia prêmios, como séries exclusivas indicadas por atletas e celebridades. Possui integração com o Facebook, para compartilhar exercícios com os amigos.

Grátis

Para iOS (iPhone, iPad e iPod)

https://itunes.apple.com/en/app/nike-training-club/id301521403?mt=8

Para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nike.ntc

FitX – Treinos e Exercícios

Aplicativo brasileiro, destinado a alunos de academias, tem como objetivo mostrar ao usuário a forma correta de realizar vários exercícios, além de armazenar as fichas com suas séries, aposentando as tradicionais versões em papel.

Ele conta com 100 vídeos curtos, divididos em categorias como Abdominal, Peitoral, Costas, Glúteo e Panturrilha, entre outras. Não lembra como é feito um determinado exercício? É só sacar o smartphone e conferir a demonstração. Pode não substituir a orientação detalhada de um professor, mas refresca a memória.

Os vídeos são baixados individualmente, em um pacote só ou por categoria. Assim, você só ocupa espaço do celular com arquivos que realmente vai usar.

Para que o usuário armazene suas séries no aparelho, basta tocar na aba ficha e inserir exercícios, como tríceps máquina, elevação lateral ou abdução máquina. Ele traz campos para colocar o número de séries, repetições e o peso e inclui um cronômetro, para marcar o descanso entre as séries.

Preço: US$ 2,99

Para iOS

https://itunes.apple.com/app/fitx-treinos-e-exercicios/id587025719

Gymgoal Free

Funciona como um gerenciador de exercícios (em inglês), com 280 opções de movimentos para quem já possui uma orientação sobre como trabalhar o seu corpo. Para utilizá-lo, é preciso criar uma rotina, definindo em quantos dias as séries serão divididas, que tipo de equipamentos você terá disponível e o nível de conhecimento (iniciante, intermediário ou avançado).

Selecionada a parte do corpo que você pretende trabalhar, surge o Body Map, que mostra ilustrações sobre os músculos e dados sobre exercícios que desenvolvem cada área. Também são exibidos textos e imagens (ilustrações e animações) para realizar o exercício de maneira correta.

A cada seleção é importante anotar o peso da série, assim como o número de repetições e o tempo de descanso. Permite fazer backup das informações para servidores na internet e traz área para armazenar suas medidas, facilitando a comparação futura. Para remover os anúncios, é preciso pagar 2,99 dólares.

Grátis

Para iOS

https://itunes.apple.com/us/app/gymgoal-free/id319635831?mt=8

miCoach

Disponível em vários idiomas, inclusive em português, o miCoach é um software cheio de recursos oferecido pela Adidas. Com ele, dá para controlar com facilidade o seu histórico de exercícios físicos, seja no smartphone ou no computador. Basta criar uma conta que esses dados passam a estar disponíveis online.

No endereço micoach.com, o usuário escolhe o seu objetivo (desenvolver força e flexibilidade, perder peso ou correr uma prova de cinco quilômetros, entre outros). O serviço gera uma programação, com distâncias e tempos, que passa a estar disponível em seu celular. Se você vai correr, por exemplo, basta selecionar a atividade no celular e iniciar o seu treino sugerido para o dia que, com a ajuda do recurso de GPS, ele automaticamente identifica quantos quilômetros foram percorridos, velocidade, ruas pelas quais passou e calorias queimadas. E informa esses dados por voz, durante o exercício. Terminado o treino, é só sincronizar, via Wi-Fi, os dados com os servidores da Adidas.

Grátis

Para iOS

https://itunes.apple.com/br/app/micoach/id383809424?mt=8

Para BlackBerry

http://appworld.blackberry.com/webstore/content/12899/?countrycode=BR

Para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.adidas.micoach&hl=pt_BR