Topo

Mulheres devem evitar treinar em excesso nos dias que antecedem a menstruação, diz pesquisador

Estudos mostram que as mulheres tendem a ter mais inflamações decorrentes do excesso de exercício no período entre o 21º e o 27º dia do ciclo menstrual - Thinkstock
Estudos mostram que as mulheres tendem a ter mais inflamações decorrentes do excesso de exercício no período entre o 21º e o 27º dia do ciclo menstrual Imagem: Thinkstock

Tatiana Pronin

Do UOL, em São Paulo

20/02/2013 07h00

Nos dias que antecedem a menstruação, as mulheres tendem a sentir mais cansaço após a atividade física e podem ser mais propensas a inflamações decorrentes do excesso de treino. Quem afirma é o médico Hinnak Northoff, professor da Universidade Tübingen, na Alemanha.

Northoff veio a São Paulo esta semana para ministrar palestra no 1º Simpósio Brasileiro de Imunologia do Esporte, realizado na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Ele fala sobre as diferenças entre homens e mulheres no que se refere à resposta do sistema imunológico à prática de exercícios.

A palestra é útil para treinadores e profissionais que pesquisam o tema. Isso porque, nos últimos 20 anos, quase todos os estudos realizados sobre reações aos exercícios foram feitos com indivíduos do sexo masculino.

“Cientistas são preguiçosos e não gostam de discutir variáveis que podem causar confusão”, ironiza o pesquisador. “Se você decide trabalhar com mulheres, deve controlar a questão hormonal, e isso é extremamente desafiador por causa da dinâmica natural do ciclo feminino.”

Reprodução

Northoff afirma que as diferenças na resposta imunológica de homens e mulheres se explicam pela reprodução. “Para proteger, mas não rejeitar o bebê, o sistema imunológico [da mulher] precisa ser mais flexível e, ao mesmo tempo, mais vigoroso”, descreve.

Estudos mostram que homens são mais propensos a infecções e sepse (infecção generalizada) que as mulheres. Elas, por outro lado, têm maior propensão a doenças autoimunes, como lúpus e psoríase, condições em que o corpo encara certos componentes do próprio organismo como invasores.

Alguns estudos também sugerem que as mulheres apresentam mais risco de rejeição em caso de transplantes, mas isso ainda não está comprovado, já que há muitos fatores envolvidos na evolução desse tipo de paciente.

Estresse

Pesquisas recentes mostram que as mulheres têm maior tendência a inflamações durante a fase lútea, ou seja, do 21º ao 27º dia do ciclo menstrual, em relação aos homens e a elas próprias na primeira fase do ciclo. “Apesar de as performances serem idênticas no 10º e no 25º dia, as mulheres reportaram uma percepção de estresse significativamente maior no 25º dia”, conta. “Creio que muitas já devem ter percebido isso.”

Northoff esclarece que ainda é cedo para cravar regras para mulheres que treinam. Mas ele, pessoalmente, acredita que não é uma boa ideia exagerar no exercício nos dias que antecedem a menstruação.

O conselho vale inclusive para quem usa anticoncepcionais? Segundo ele, a pílula interfere em certas células envolvidas na resposta imunológica ao exercício durante a primeira fase do ciclo menstrual. “Mas é possível que as reações durante a fase lútea sejam similares entre usuárias e não usuárias”, responde.

Northoff também ressalta que os treinadores devem recomendar às alunas que querem engravidar que não peguem pesado, já que a atividade física intensa pode afetar a fertilidade.