Topo

Aplicativo para celular indica refeição mais saudável e menos calórica

Com o aplicativo é possível acompanhar os valores nutricionais atingidos em cada refeição e comparar com os valores nutricionais ideais  - App Store
Com o aplicativo é possível acompanhar os valores nutricionais atingidos em cada refeição e comparar com os valores nutricionais ideais Imagem: App Store

Do UOL, em São Paulo

14/01/2013 11h56

Um aplicativo para download na Internet e em aparelhos celulares indica as refeições mais saudáveis e menos calóricas para a população. A ferramenta é disponibilizada gratuitamente pelo programa “Meu Prato Saudável”, iniciativa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Coração (Incor).

As recomendações do aplicativo “Meu Prato Saudável” permitem aos usuários adequarem os ingredientes que já fazem parte do seu dia a dia para obter maior valor nutricional e menor valor calórico em todas as refeições do dia: café da manhã, lanches, almoço e jantar.

O programa tem registrado cerca de mil downloads diários. Com o aplicativo é possível acompanhar os valores nutricionais atingidos em cada refeição e comparar com os valores nutricionais ideais conforme o perfil de cada usuário (sexo, idade, peso).

A tecnologia permite, ainda, compartilhar as fotos das refeições de cada usuário no mural do Meu Prato Saudável e participar de uma espécie de “ranking” do programa, conforme a pontuação obtida pela refeição inclusa.

Elisabete Almeida, coordenadora do programa “Meu Prato Saudável”, afirma que o usuário pode fazer uma busca de todos os alimentos e conhecer as suas propriedades nutricionais e a sua classificação por grupo de alimentos. Isso permite que a pessoa faça um acompanhamento mais personalizado.

Além disso, é possível acessar as informações, receitas e dicas sobre como se manter saudável pelo site do programa.

A ideia “Meu Prato Saudável” é mudar, sem muitas restrições, os hábitos alimentares da população, por meio de orientações de como se alimentar de forma saudável em todas as refeições do dia, e assim, manter um peso saudável ou até mesmo reduzi-lo, evitando, desta forma, doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Inicialmente é possível baixar o aplicativo em aparelhos iPhone e iPad, mas a tecnologia também deverá ser disponibilizada em breve para outros tipos de smartphone.

A meta do programa é alcançar toda a população brasileira até a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa será levada a outros Estados brasileiros, como o Rio de Janeiro.