Topo

Se você não consegue trocar a refeição pelo shake, aposte numa salada depois da bebida

O shake pode ser associado a uma salada para as pessoas que não se sentem satisfeitas sem a mastigação - Divulgação
O shake pode ser associado a uma salada para as pessoas que não se sentem satisfeitas sem a mastigação Imagem: Divulgação

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 07h00

Os substitutos de refeição, como barras de cereais e shakes, são uma opção para eliminar até 800 calorias por dia sem deixar de lado todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo.

Segundo o nutrólogo Nataniel Viuniski, é possível excluir até 400 calorias de uma refeição, como almoço ou jantar, com ajuda do shake. Mas ele dá uma dica preciosa: depois da bebida, saboreie algo sólido e pouco calórico. "Por questões psicológicas e culturais muita gente não se sente satisfeito quando substitui uma refeição pelo shake por não ter mastigado", comenta. Nesses casos, diz ele, está liberado uma porção de salada em um prato de sobremesa.

Para não ultrapassar muito a caloria da refeição, o nutrólogo recomenda a salada com folhas de alface, agrião, tomate, pepino, cenoura e palmito, pois além de estimular a mastigação, a porção têm apenas 70 calorias. "Dessa forma a pessoa vai ficar saciada tanto pela proteína que tem no shake quanto pelas fibras da salada", garante.

Quem deseja perder peso deve substituir duas refeições pelo shake, já quem quer manter o peso perdido, apenas uma. "Não há uma refeição mais indicada para substituir, o ideal é que a pessoa tome no horário mais conveniente para ela", explica o nutrólogo. "Para mim é mais fácil substituir o café da manhã e o almoço pelo líquido, pois o jantar eu faço com minha família. A pessoa precisa encontrar o melhor horário para encaixar a substituição", exemplifica.

A refeição que é mantida na dieta deve ser feita de forma saudável, sempre preferindo grãos integrais, frutas, legumes e vegetais. "Além disso, é importante também comer os lanchinhos intermediários, que são feitos durante o meio da manhã (antes do almoço) e à tarde. É bom apostar em cereais integrais, frutas, barra de cereais, iogurte e uma porção de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e castanhas", indica o nutrólogo.

Além da redução calórica de 800 calorias por dia, é recomendado praticar atividade física por pelo menos 30 minutos. "Com a substituição de duas refeições e a prática de alguma atividade é possível perder, em média, de três a quatro quilos nos primeiros meses, mas há variações de acordo com o metabolismo de cada um", garante Viuniski.