Topo

Dieta de Kate Middleton chega ao Brasil com foco no suporte online para garantir a perda de peso duradoura

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

13/09/2012 07h00

Manter uma dieta não é uma tarefa nada fácil. Cardápios sempre limitados, dúvidas do que se pode comer ou não e até falta de incentivo dificultam ainda mais o sonho de entrar em uma calça jeans menor. Lançada como a dieta queridinha de famosos com o casamento de Kate Middleton com o príncipe William do Reino Unido, a dieta Dukan chega ao Brasil com a promessa de um emagrecimento duradouro por meio do site oficial, com um programa de suporte online.

A dieta Dukan, em si, não é novidade, mas ganhou visibilidade ao ser adotada por celebridades como a top Gisele Bündchen. Criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan há 10 anos, ela tem um cardápio repleto de proteínas e vegetais, e é dividida em quatro fases, sendo que na primeira e segunda ocorre a perda de peso e a terceira e quarta serve para fazer uma reeducação alimentar.

O site oferece gratuitamente um cálculo do peso ideal, que indica quantos quilos você precisa perder e quanto tempo precisará seguir a dieta. "A pessoa coloca o peso atual, peso desejado e a altura; a calculadora estima o peso ideal, que pode ser mais ou menos do que o preenchido no peso desejado ", explica Pauliane Gonçalves de Lima, diretora de comunicação da Dieta Dukan no Brasil.

Depois de definido o peso ideal, a pessoa poderá adquirir o programa de emagrecimento online que oferece conselhos sobre como começar a dieta, receitas, dicas de saúde e bem-estar e tirar dúvidas com nutricionistas por telefone de segunda à sexta-feira. "Essas profissionais respondem dúvidas a respeito de quais alimentos podem ser consumidos em cada fase da dieta, entre outras", explica Lima, que ressalta que não é um acompanhamento nutricional. É necessária ainda responder um questionário com mais de 150 perguntas para avaliar e montar um programa diferenciado para cada um.

O custo do programa varia de acordo com o tempo necessário para obter o peso ideal. Cada dia de dieta custa R$ 1,50. "Cada dieta é proposta individualmente com base no questionário e ao decorrer das fases e de quantos quilos foram perdidos, portanto não existe um preço fechado para aderir ao programa. Mas o custo máximo é de R$ 200", revela Lima.

Site X Livro

A dieta Dukan está disponível em livro, mas segundo a diretora de comunicação, muito mais pessoas conseguem atingir o peso desejado pelo serviço do site. De acordo com ela, 4,5 milhões de exemplares do livro já foram vendidos, mas apenas 50% dos leitores conseguiram chegar ao peso ideal e 30% conseguiram manter. Já no site, cerca de 95% dos participantes atingiram o peso e 40% mantiveram os quilos perdidos. "O livro é útil, mas o site é mais ativo, tem o suporte online para tirar dúvidas e até um espaço para confessar eventuais deslizes na dieta e receber dicas de como compensar isso", explica Lima.

Ao entrar no programa de emagrecimento online você tem acesso a uma comunidade, com outras pessoas que também estão seguindo a dieta, além do "Apartamento de emagrecimento" em que cada ambiente vem com dicas para auxiliar o emagrecimento. Na cozinha, é possível encontrar um livro com mais de 100 receitas para cada fase da dieta, além dos armários que mostram quais alimentos podem e não podem ser consumidos. Na mesa do escritório, aparece o tempo que você está de dieta e o seu histórico e pré-disposições com base nas 150 questões respondidas.

  • Cada ambiente do apartamento tem dicas para auxiliar no emagrecimento

O espaço também conta com sugestões de exercícios físicos, segundo a dieta Dukan é preciso fazer apenas 20 minutos de atividades diárias para emagrecer. Há ainda um canto secreto para avaliar seus progressos durante a dieta.

Veja algumas receitas disponíveis no site: