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Fotos
ÓLEO DE COCO - Fonte de triglicerídeos de cadeia média, gordura que é convertida facilmente em fonte de energia, o óleo de coco tem sido usado por muita gente que quer perder peso. Mas nem todo profissional de saúde concorda com o modismo. Segundo especialistas favoráveis ao uso, a recomendação é consumir duas a três colheres de sopa por dia, em paralelo com atividade física e reeducação alimentar. Já os céticos alertam para a quantidade de calorias desse tipo de gordura: uma colher de sopa tem 110 kcal, mais que a mesma quantidade de manteiga (72 kcal) Thinkstock Mais
CHÁ VERDE - Um estudo científico comprovou que o chá verde é bom aliado na luta contra a obesidade, uma vez que ajuda a acelerar o metabolismo. Realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), a pesquisa orientada pela professora Jocelem Mastrodi Salgado comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade antes e depois do consumo da bebida. O grupo que consumiu o chá perdeu peso e manteve massa magra, o que não ocorreu com o grupo de controle, que tomou placebo. Segundo a Anvisa, o chá verde é registrado como fitoterápico Thinkstock Mais
EXTRATO DE MANGA AFRICANA - Uma pesquisa pequena publicada no jornal "Lipids in Health and Disease", com 102 pessoas, mostrou que, após dez semanas, o grupo que tomou 150 mg diárias de extrato de manga africana ("Irvingia gabonensis") finalizou o estudo mais leve, com a cintura mais fina e com melhores índices de colesterol e glicose no sangue. Uma das hipóteses para o efeito é a quantidade de fibras oferecida pelo suplemento. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há produto registrado na categoria de alimentos que seja composto pela espécie vegetal "Irvingia gabonensis" Thinkstock Mais
FARINHA DE BANANA VERDE - A banana verde, quando cozida, é considerada um alimento funcional por conter grande quantidade de amido resistente, que é similar a uma fibra alimentar. Por isso, a farinha ajudaria a aumentar a saciedade. O alimento também tem baixo índice glicêmico, o que faz com que a quantidade de glicose liberada no sangue ocorra de maneira gradativa Thinkstock Mais
CHIA - Por ser uma boa fonte de fibras, essa semente dá sensação de saciedade por um tempo maior e facilita o trânsito intestinal. "Ao adicionar a chia na alimentação, o processo digestivo torna-se mais demorado, evitando a sensação fome logo após o consumo", diz a nutricionista Mariana Braga, coordenadora de atendimento da Rede Nutrício, em Belo Horizonte. O alimento também é rico em ômega 3 e cálcio. Por ser calórica, é recomendado que se consuma apenas uma colher de sopa de chia por dia (70 calorias) Thinkstock Mais
QUITOSANA - É uma fibra natural, derivada da quitina, componente das carapaças de crustáceos.Segundo a Anvisa, a quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol, desde que a porção de suplemento sólido tenha pelo menos três gramas de quitosana ou, um grama e meio se o suplemento for líquido. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis Thinkstock Mais
FARINHA DE FEIJÃO BRANCO - Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue. "A responsável é a proteína presente nesse feijão, a faseolamina, que inibe a absorção de glicose (amido) pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes", explica a nutricionista Renata Ramos, da Universidade Unisinos Thinkstock Mais
EXTRATO DE FIGO INDIANO - O extrato do fruto da planta "Opuntia ficus-indica" tem efeito diurético, reduzindo a retenção de líquido, como explica a farmacêutica Cristiane Fahl, da Galena, empresa que distribui o insumo para farmácias de manipulação com o nome "Cacti-Nea". Já as folhas da planta produzem uma fibra que ajuda a absorver gordura a exemplo da quitosana. "Além de ter uma capacidade de absorção maior, é uma alternativa para quem sofre de alergia a crustáceos", comenta Fahl. Wikipedia Mais
EXTRATO DE PINHO COREANO - Extraído do pinheiro "Pinus koraienses", o suplemento alimentar ajudaria a diminuir a quantidade de comida ingerida por aumentar a saciedade. "Ele age em dois hormônios do intestino", diz a farmacêutica Christiane Fahl, da Galena, distribuidora do insumo batizado de Pinno-Thin. Segundo ela, os benefícios foram atestados em um estudo com 188 pessoas Wikipedia Mais
ÓLEO DE CÁRTAMO - Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega-6, o ácido linoleico, que protege contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2, segundo a nutricionista Fernanda Granja, consultora do site Minha Vida. Mas ela faz um alerta: "Para o ômega-6 ter esse efeito maravilhoso sobre o nosso organismo, ele precisa estar em equilíbrio com o ômega-3, do contrário, pode favorecer a inflamação subclínica no organismo" Wikipedia Mais
Os grãos de café verde ou sem torrar podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios, aponta um pequeno estudo apresentado na reunião da Sociedade Americana de Química. Como explicou o professor Joe Vinson, da Universidade de Scranton (Pensilvânia), e sua equipe, a ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses até 10% de seu peso. Ele explicou que o efeito dos grãos de café verde se deve a uma substância chamada ácido clorogênico, mais presente nos grãos de café sem torrar Thinkstock Mais

Conheça alguns alimentos e suplemenos naturais usados para emagrecer

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